Sobre



Dados Livres: plataforma livre de dados abertos


O Dados Livres é uma plataforma software livre, sem fins lucrativos, que visa catalogar fontes de dados abertos e aplicações cívicas por meio de colaboração coletiva.

O dadoslivres.org foi lançado em novembro de 2019 e está em sua versão beta.





Como surgiu e por quem?


A ideia de desenvolver o Dados Livres surgiu em 2018, visando criar um ambiente que facilitasse a visualização das informações e tecnologias que usam os dados abertos e que, conjuntamente, virasse um lugar colaborativo.

O projeto foi originalmente produzido no IFRN - campus Ceará-Mirim, em um projeto de pesquisa, desenvolvido pela Carolina Soares e orientado pelo Pedro Baesse.



Imagem de Carolina Soares

Carolina Soares


Imagem de Pedro Baesse

Pedro Baesse



Saiba mais


Um diferencial do Dados Livres é a facilidade de cadastro, pois são os próprios usuários da plataforma que cadastram as fontes de dados abertos e as aplicações cívicas, sem haver necessidade de codificação. Essas fontes e aplicações facilitam o trabalho de jornalistas, desenvolvedores e cidadãos ao simplificar a descoberta, a colaboração ou uso dos dados abertos. Outro diferencial significativo, é a conexão das fontes de dados abertos com as aplicações cívicas. Ao clicar em alguma fonte cadastrada na plataforma será exibido o perfil da respectiva fonte, nessa página o usuário poderá saber quais as aplicações cívicas foram desenvolvidas utilizando tal fonte e vice-versa.

É esperado que o Dados Livres possa criar um ambiente que facilite a participação da população no controle social e difusão dos dados abertos para os mais diversos fins.


Tecnologias do projeto


O Dados Livres usa no desenvolvido do sistema a linguagem de programação Python com a Microframework web Flask que fazem parte do Back-end do sistema (não visível ao usuário). Além disso, o projeto utiliza as tecnologias web HTML5, CSS3, JavaScript e o framework Bootstrap para a construção do Front-end (parte que o usuário visualiza e interage com a plataforma).


Assista


Entenda a relação dos dados abertos, controle social e Dados Livres assistindo sobre a importância dos dados abertos governamentais e seus aplicativos resultantes.



Todos juntos pelo conhecimento livre e programação cívica!




Logo do Dados Livres




Logo do IFRN